Como auxiliar um dependente químico a se livra dos vicios?

Setembro 11, 2023

Dependente Químico, se livrar das drogas não é fácil: não existe uma fórmula mágica para fazer desaparecer a necessidade compulsiva de usar. Mas como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas?

Tomar consciência que alguém próximo tem um problema com drogas não é uma coisa fácil, porém, é fundamental que as pessoas ao seu redor estejam preparadas para ajudá-lo a abandonar o vício.

Portanto, se você está passando por isso com um familiar ou amigo, confira algumas estratégias que podem ser um caminho. Principalmente para o próprio dependente buscar um tratamento para dependência química.

Confira, a seguir, o que você pode fazer para que o dependente químico receba todo o suporte ao longo desse processo!

Quais os efeitos da dependência química na família?

Antes de ver como ajudar um dependente químico, é importante saber que a dependência química não causa apenas sofrimento ao dependente, mas a todos os que estão à sua volta, em especial, os familiares. 

Inclusive, pais de dependentes têm uma chance maior de desenvolver problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Da mesma forma, filhos de um pai ou mãe que é dependente, também têm um maior risco de apresentar  problemas de saúde mental, bem como transtornos de comportamento e dificuldades na escola.

Também têm uma maior predisposição de ter problemas ligados ao uso de substâncias, e em alguns casos, é necessária a internação em uma clínica de recuperação.

Como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas?

Existem algumas abordagens muito eficazes quando se trata de como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas, e embora seja um momento delicado, não se pode “fechar os olhos” e fingir que nada está acontecendo.

Antes de tentar ajudar um dependente químico, o ideal é que você procure o máximo de informações sobre dependência, de preferência, com profissionais da área.

Dessa forma, você vai saber a melhor maneira de lidar, o que falar, o que não falar… 

E como ajudar?

  • Tente iniciar uma conversa, e para facilitar esse diálogo, é essencial criar um clima de confiança, e evite conversar quando estiver com raiva;
  • O dependente químico precisa se sentir confortável, e para isso, evite críticas, ameaças e por mais difícil que seja, mantenha a calma e paciência;
  • Deixe a pessoa expressar sua própria visão da situação, aceite-a sem contestar, mas apenas deixe claro que seu ponto de vista é diferente;
  • Fale como se sente, sem fazer acusações.

Além disso, sempre termine com algo positivo. Fale algo bom sobre seu familiar, por exemplo, “eu sei o quanto é difícil para você buscar um tratamento para alcoolismo, mas admiro seu esforço”.

Como lidar com um dependente químico?

Mesmo sabendo como ajudar um dependente químico para se livrar das drogas, às vezes, pode ser um tanto difícil lidar com tudo isso.

O melhor a fazer é enfrentar tudo de frente, e se possível, buscar ajuda de especialistas no assunto.
Sempre que você sentir que vai perder o controle, procure se afastar e busque o apoio de alguém, e depois que estiver mais calmo, aí sim pode retomar a conversa.

E nunca se esqueça: aborde a pessoa de maneira respeitosa e direta, e coloque-se numa perspectiva empática diante dela.

dependente químico
Clínica de Recuperação Feminina SP
Blog

Clínica de Recuperação Feminina.

Clínica de Recuperação Feminina – Recanto Green Life menciona o resultado da crescente preocupação com o consumo excessivo da dependência química e alcoolismo pelas mulheres.

Ler mais