Clínica de Recuperação em São Paulo

Fevereiro 20, 2024

Papel da Psiquiatria na Clínica de Recuperação em São Paulo.

Em primeiro lugar, a Psiquiatria tem o papel fundamental de investigar o diagnóstico, para adequar e instaurar a farmacoterapia. Visando diminuição dos sintomas de abstinência e tratamento de possíveis transtornos associados à dependência química relacionados aos pacientes da Clínica de Recuperação em São Paulo. Saiba mais sobre o desintoxicação

Psicologia

A metodologia de tratamento que adotamos está baseada na TCC – Terapia Cognitivo-Comportamental. Acima de tudo, visando à conscientização da dependência química, prevenção de recaída, elaboração de um novo plano de vida. Desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais. Primordialmente com objetivo de motivar o paciente a mudar padrões de vida disfuncionais para padrões funcionais saudáveis e produtivos através de técnicas de mudança comportamental. A TCC estará presente em todas as atividades na Clínica de Recuperação em São Paulo, tanto na competência dos grupos terapêuticos como nos atendimento individualizados. Nesse sentido, tem como princípio básico mostrar o sistema representacional. Humano como principal fator de gerenciamento dos processos psíquicos tanto básicos quanto superiores, indo desde atenção e percepção até a capacidade meta cognitiva humana.

Pesquisa de Comorbidades Psiquiátrica

Comorbidades é ocorrência de uma patologia qualquer em um individuo já portador de outra doença, ou seja, transtornos associados à dependência química pré ou pós existentes ao uso. O surgimento de um transtorno em pacientes dependentes químicos pode alterar a sintomatologia, o tratamento e o prognóstico. Na Clínica de Recuperação em São Paulo, pacientes com comorbidades apresentam maior número de recaídas, impulsividade, agressividades, suicídio, envolvimento em atos ilegais, entre outros. As comorbidades mais comumente associadas à dependência química são: transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, transtorno do déficit de atenção, hiperatividade e transtornos de personalidade.

Informação sobre os critérios da dependência química (DSM V):

Sobretudo o Uso, abuso e dependência e fatores envolvidos na dependência química e alcóolico – genético, ambiental, comportamentais e neuropsicológicos.

Clínica de Recuperação em São Paulo Informa sobre as substâncias psicoativas:

Por exemplo: Depressoras, estimulantes e perturbadoras e sua ação no SNC – alterações físicas e psíquicas.

Simulados de Reunião Doze Passos – Clínica de Recuperação em São Paulo

Em outras palavras, os simulados são baseados na Literatura de Alcoólicos, Narcóticos e Neuróticos Anônimos e consistem em um grupo de princípios, de conhecimentos praticados como modo de vida. Objetivo: Proporcionar uma qualidade de vida satisfatória, auto de auto-estima e autoconhecimento.

Atividade Física: Tem como objetivo resgatar e desenvolver novas habilidades físicas e psicossociais e
proporcionar o bem estar e o prazer que o esporte que cada um tem preferência. Respeitando sua individualidade fisiológica, sua capacidade e disposição física.

Orientação Familiar: Nesse sentido, oferecer informações via explicativa zoom (vídeo conferência) sobre a dependência
química
e/ou comorbidades psiquiátricas. A Clínica de Recuperação em São Paulo, sempre Visa favorecer o processo de mudança e minimizar o conflito entre paciente e seus familiares. Aos familiares é concedida orientação, realizada no ambulatório e coordenada por membros da Psicologia.
A participação nas reuniões de orientação é condição fundamental para o tratamento, onde são abordados temas pertinentes sobre a dependência química e o tratamento. Sendo esclarecidas todas as informações necessárias aos responsáveis para a compreensão do processo de tratamento para que os familiares se tornem colaboradores ativos na recuperação da harmonia e do equilíbrio familiar junto ao
paciente.

Clínica de Recuperação em São Paulo explica o Programa de Prevenção à Recaída

Objetivo: ajudar o paciente a identificar situações de risco, internas e externas para sua recuperação, treinando o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento como fator de proteção prevenindo assim uma possível recaída, através do treinamento de habilidades sociais (TCC).

Programa de Reinserção Social: Inicialmente, poderá ocorrer a reinserção social (finais de semana ou datas a serem combinadas) entre a psicologia e responsável, no final do tratamento de 6 meses, dependendo da avaliação técnica (Psicologia/Psquiatria).

Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia cujo objetivo é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento / cognição. Pode auxiliar / atuar o diagnóstico e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais causadas principalmente por disfunções e lesões cerebrais. O neuropsicológico tem a função de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento com a equipe multidisciplinar de profissionais de saúde

DEPENDÊNCIA QUÍMICA | ENTREVISTA